Translate

quinta-feira, 28 de fevereiro de 2019

HOMENAGEM A RAFAEL BALDISERA

Conheça nosso PATRONO!

O Professor Rafael Baldissera foi grande estudioso e dedicado historiador da imigração italiana, deixando sua marca entre todos nós descendentes de Baldissera.




PATRONO RAFAEL BALDISSERA

(14/11/1929 | 17/11/2008)

Professor Rafael Baldissera
                      
                O primeiro site foi iniciado pelo Professor Rafael Baldissera em outubro de de 1999, cujo objetivo é registrar e contar a história dos BALDISSERA, daqueles que emigraram para o Brasil e também para outros países da América Latina e do mundo.

            Ao assumir a missão de continuar os trabalhos iniciados por Rafael, por delegação e confiança de de sua filha Flora, iniciamos a pesquisa na descendência de nossos valorosos antepassados, que ousaram encontrar uma nova pátria.

          Queremos assim homenageá-lo, em nome de todos os descendentes, diretos e indiretos, pelos relevantes serviços prestados na pesquisa inicial e na histórica, em conjunto a outros parentes e colaboradores, que deram origem a esta grande aventura.  Acreditamos que Rafael Baldissera seja nosso PATRONO, e de outra forma não poderíamos considerá-lo.

         Nascido em Ribeirão, São João do Polêsine, RS, em 14/11/1929, filho de Luiz Pedro Baldissera e de Lúcia Paganotto, neto paterno de Pietro Baldissera e de Tereza Bevilácqua, naturais de Gemona del Friuli, Udine, Itália, bisneto paterno de Luigi Baldissera e de Lúcia Marini, foi grande estudioso e dedicado historiador da imigração italiana; residia em Curitiba onde faleceu e foi sepultado em 17 de novembro de 2008.

              Casou com Leony de Paiva Rizental, nascida em 09 de dezembro de 1929 e falecida em 21 de dezembro de 2008 em Curitiba, neta de franceses, e tiveram as filhas Lúcia e Flora, formadas em Desenho Industrial. Lúcia casou com o Eng. Carlos Eduardo Ramina, pais de Francisco e de Felipe. Flora casou com o Arquiteto Altair de Souza, pai das trigêmeas: Vitória, Marina e Olívia, que, aos 13 anos ilustraram a obra “El Ritorno de Nanetto in Val Veneta e in Itália”.

              Rafael com 12 anos ingressou no Juvenato Marista de Passo Fundo. No 2º ano, foi para o Juvenato Bom Principio, entre alemães. No 3º ano, foi ao Juvenato Champagnat, em Porto Alegre, que abrigava juvenistas, postulantes, noviços e escolásticos. Em 1940 se matriculou na PUCRS, onde se formou em Letras Neolatinas: português, francês, espanhol, latim e italiano, línguas que lecionou menos o italiano, no Colégio Rosário, em Porto Alegre, e São Francisco, em Rio Grande. Em 1952, se desligou da Congregação Marista, indo para Curitiba, onde se formou em Direito e em Ciências Econômicas.

                Em Curitiba lecionou economia política na Faculdade de Ciências Econômicas da PUCPR e línguas em seis colégios. Atuando no Senac desde 1952, foi Auxiliar de Assistente Técnico e Assistente Técnico de Ensino, Chefe de Seção de Orientação Pedagógica e Secretário.

               Viajou por três vezes à Itália para Gemona Del Friuli, Udine, onde pesquisou a genealogia Baldissera desde 1200, e se correspondendo com os “lontani parenti”.
Segundo Frei Rovílio Costa, Rafael é uma referência da história e da língua dos imigrantes.


            O Professor Rafael Baldissera foi grande estudioso e dedicado historiador da imigração italiana, deixando sua marca entre todos nós descendentes de Baldissera.

São Miguel do Oeste, 18 de janeiro de 2017.



Gilmar Baldissera
Médico Veterinário
Bacharel em Direito




3 comentários:

  1. Luiz Pedro Baldissera e de Lúcia Paganotto, são meus bisavôs. Gostei da página bem interessante...

    ResponderExcluir
  2. Pesquiso nossas origens genealógicas há anos e organizo em banco de dados, que posso lhe enviar via e-mail. Se puder ajudar a completar a sua árvore ficaria muito grato. Podes enviar no gilmarbaldissera@hotmail.com Aguardo notícias.

    ResponderExcluir
  3. Adorei o blog!
    Sou Julia Baldissera.
    Meus avós são de encantado.
    Não encontro muitos Baldissera por aqui em CACHOEIRINHA/RS
    Abraço aos Baldissera

    ResponderExcluir